Casas em Madeira

E se em vez da sua ideia tradicional de casa, com uma estrutura de betão e paredes de alvenaria de tijolo, pensasse numa solução alternativa? Neste artigo iremos mostrar-lhe casas em madeira, conhecer as suas vantagens e desvantagens e perceber porque são tão utilizadas nos Estados Unidos ou nos Países Nórdicos.

Termicamente mais eficientes, mais ecológicas e esteticamente atraentes são algumas das vantagens em construir uma casa em madeira. Quem nunca pensou na sua casa de campo, acolhedora e confortável?

A tecnologia da construção de uma casa em madeira obriga a padrões certificados de produção e tratamento das superfícies de acordo com as normas em vigor. Problemas de humidade, penetração de água, fissuras ou fungos são resolvidos logo à partida com os tratamentos aplicados a este material.

As fundações de uma casa em madeira são realizadas, geralmente, em betão armado, semelhantes a qualquer outra habitação. O estudo do terreno a construir tem um papel tão importante como numa habitação comum.

Com uma estrutura em madeira maciça, as paredes exteriores são constituídas por duas camadas que pode optar ao seu gosto e do tipo de casa pretendido. Existem actualmente diversas opções no mercado e a DotHome poderá aconselhá-lo do ponto de vista técnico e estético. No interior das paredes é aplicada uma camada de isolante (que poderá passar pela habitual lã de rocha, poliuretano ou XPS) e é mantida uma caixa-de-ar por forma a garantir o melhor isolamento térmico e acústico, uma das grandes vantagens deste tipo de construção.

Na instalação das redes eléctricas e tubagens deverão ser empregues materiais anticorrosivos como PVC e todos os suportes em aço galvanizado ou aço inox. A escolha por este tipo de materiais tem um custo inicial acrescido mas a garantia de uma maior durabilidade e é evitada manutenção.

Resultado de imagem para wood houses

Vantagens

Eficiência – as propriedades da madeira conferem-lhe um melhor comportamento térmico e acústico relativamente às soluções tradicionais. A madeira é um mau condutor térmico, o que lhe permite reduzir a necessidade de aquecimentos no interior da sua casa.

Resistência ao fogo – ao contrário do que se possa pensar, a madeira estrutural garante uma resistência ao fogo superior às estruturas usualmente construídas. Devido à sua baixa condutividade térmica, e com o acabamento necessário, as casas em madeira poderão resistir a uma situação de incêndio estando garantida a sua segurança.

Rapidez de execução – o ritmo de construção de uma casa em madeira poderá ser bastante superior a uma solução tradicional. Os seus elementos são produzidos previamente em fábrica pelo que, no local, trata-se apenas de um trabalho de montagem.

Estética – este tipo de casas permite uma grande variação de padrões, para além do seu ar acolhedor e confortável.

Desvantagens

Manutenção – o tratamento exterior da madeira poderá ser realizado de 4 em 4 anos, garantido assim as características de protecção a ataques externos. No entanto, se não for feita atempadamente poderá exigir mão-de-obra qualificada para a sua reabilitação.

Áreas livres – o recurso a este material implica alguma limitação a nível arquitectónico. Ou seja, as propriedades mecânicas da madeira impedem que sejam vencidos vãos de grandes dimensões, obrigando assim à existência de um maior número elementos verticais. Na DotHome estamos ao seu dispor para todo o estudo de alternativas e soluções inovadoras para que a sua casa seja única.