Onde Construir?
Tenho um terreno e quero construir, como devo saber se posso construir, que área posso utilizar? O que posso construir e quais as regras que tenho de seguir? Quero comprar um terreno, como sei se as informações sobre o terreno são válidas? Que cuidados devo ter antes de comprar um terreno para construção? Onde localizar a minha casa para a tornar mais sustentável?
A capacidade construtiva do seu terreno depende de diversos fatores, de ordem técnica, que impossibilita uma resposta imediata.
Antes de começar a idealizar aquele projeto que sempre sonhou, aconselhamo-lo a consultar os instrumentos de gestão territorial, designados por PDM, na sua câmara municipal, para conhecer a viabilidade de construção no seu terreno. Após consulta do PDM, será possível verificar qual o espaço no seu terreno onde poderá construir, quais as regras de implementação do seu projeto a seguir, bem como todos os condicionantes associados ao seu terreno para construção.
Após conhecimento da possibilidade construtiva do seu terreno, poderá iniciar o estudo de implementação do seu projeto, começando por definir o número de pisos, a localização dos vários compartimentos associado à exposição solar, o funcionamento de todo o conjunto, os arranjos exteriores, as acessibilidades necessárias, entre outros aspetos que façam parte do seu ideal.
Onde devo localizar a minha casa, para a tornar mais sustentável?
Para tornar a sua casa mais sustentável deverá ter em consideração a envolvente, principalmente a topografia do terreno e a vegetação existente. A vegetação existente poderá ser aproveitada para técnicas de sombreamento.
Um dos factores mais importante na fase inicial de implementação do seu projeto é a exposição solar, este será um fator determinante na eficiência energética da sua casa. Na fase de projeto deve-se considerar uma iluminação natural das áreas habitáveis, de modo a obter um equilíbrio entre as aberturas para o exterior (vãos) e as superfícies fechadas da fachada.
Será importante considerar o aquecimento e arrefecimento através da luz solar, aconselhamos a colocação de vãos envidraçados com exposição solar a sul, na orientação Norte aconselhamos, sempre que possível, a colocação das instalações sanitárias, circulações e arrecadações.
Devendo considerar o controlo de encandeamento e o sobreaquecimento, com maior relevância nas fachadas a Este e Oeste, de modo a evitar o chamado efeito de estufa, este controlo pode ser feito através da colocação de proteções solares no lado exterior das fachadas, como por exemplo, estores, palas ou recuos das fachadas.
A existência de alguns recursos no seu terreno, poderão influenciar o seu projeto, damos-lhe um exemplo bastante comum, o aproveitamento de água existente no seu terreno para usos diversos, como reencaminhar da água para um depósito de forma a aproveitá-la para rega ou outros fins.
A equipa da DOTHOME pode ajudá-lo em todo este processo, avaliamos a capacidade construtiva do seu terreno, garantindo melhor funcionalidade, ajustando o local aos gastos pretendidos, garantindo uma melhor exposição solar e por consequência um edifício com melhor classificação energética.
Qualquer questão relativamente a este tópico, não hesite em deixar a sua pergunta/comentário nesta página e/ou contactar a D.HOME diretamente. Responderemos prontamente à sua questão.