Que variedades de madeira existem e qual a mais indicada para colocar em sua casa?
Gostáva de revestir aquela parede lá de casa com madeira? Já pensou em revestir a sua escada com madeira? Aquela divisória em madeira perfurada, ficava mesmo bem no seu escritório? Que madeira escolher para as portas interiores de sua casa? Se gostava de colocar madeira na sua casa, estas são algumas questões que com certeza já lhe passaram pela cabeça.
A madeira é um material de excelência para colocar em sua casa, existe uma série diversificada de madeira à sua escolha, podendo ajustar ao seu gosto pessoal. No entanto deverá ter em conta que os vários tipos de madeira têm as suas próprias características, as quais determinam a durabilidade de cada tipo de madeira.
De seguida, indicamos-lhe os tipos de madeira mais comuns, utilizados na construção, referindo algumas características que lhe permitiram ficar com a ideia dos tipos de madeira que pretende que sejam considerados para colocar em sua casa.
Cedro
Considerada uma Madeira macia e relativamente mole, é muito conhecida pelo seu cheiro aromático que afastará os insectos.
A madeira vermelha ocidental é o cedro mais conhecido, tem uma cor avermelhada, a principal característica deste tipo de madeira é a resistência à humidade. Poderá utilizar este tipo de madeira em construções ao ar livre, irá ter uma grande durabilidade.
Pinho
Considerada uma Madeira económica, é uma das madeira com maior utilização em móveis interiores, estando associado ao facto deste tipo de madeira ser muito fácil de trabalhar.
Poderá escolher as tonalidades do Pinho do creme ao amelo-marron, este tipo de madeira apresente anéis de crescimento bem marcados.
Cerejeira
Este tipo de Madeira é muito conhecida pela elegância com que transforma os espaços onde se encontra, é uma madeira com rigidez que torna difícil o seu trabalho manual difícil.
Poderá escolher cores entre o castanho claro e o castanho-avermelhado, é considerado um dos tipos de madeira mais cara.
Carvalho
Considerada uma madeira resistente, poderá encontrar esta madeira em muitos móveis interiores, é dos tipos de madeira mais utilizada para fazer móveis.
Este tipo de madeira encontra-se disponível em duas cores, branco e vermelho. O carvalho branco é resistente à humidade, este pode ser utilizado no mobiliário do seu jardim. Devido à sua característica, o carvalho branco é mais caro que o vermelho.
Nogueira
Se pretende colocar madeira avermelhada com anéis de crescimento no seu jardim, com elevada resistência, escolha a nogueira. Este tipo de madeira tem o custo elevado.
Bétula ou Vidoeiro
Este tipo de madeira é considerado forte, podendo escolher dois tons, o amarelo e o branco.
Se escolher esta madeira para sua casa, aconselhamo-lo a pintá-la pois poderão aparecer manchas.
Mogno
Esta madeira possui tonalidades avermelhadas varia do tom mais claro para o mais escuro, é considerada um dos melhores tipos de madeiras para colocar no interior da sua casa, tem um preço elevado.
Abeto
Este tipo de madeira é muito macio, tem um custo muito baixo, no entanto é uma madeira pouco resistente. Não o aconselhamos a colocar esta madeira em sua casa, apodrece com grande facilidade e poderá ser marcada pelos insectos. Poderá encontrar esta madeira em diferentes tonalidades, branca, amarelo-claro, castanho-amarelada, vermelho ou rosa.
Bordo
Poderá encontrar esta madeira em duas vertentes, macia e dura. Esta madeira é muito utilizada na construção de móveis de elevada qualidade, no entanto tem o custo elevado. A cor disponível deste tipo de madeira é o castanho claro com tons avermelhados. Esta Se pretende uma madeira que crie um seu espaço forte e atraente aconselhamo-lo a escolher a bordo.
Álamo
Considerada uma madeira com custo baixo, este tipo é macio e muito utilizado para fazer gavetas.
A desvantagem deste tipo de madeira é a sua cor branca com manchas castanhas ou verdes, no entanto poderá sempre pintá-la e adaptá-la ao seu gosto.
Teca
Este tipo de madeira tem o custo muito elevado, é considerada uma madeira bela, resistente à chuva.
Poderá utilizá-la no seu jardim, a tonalidade varia do castanho-escuro para o amarelo dourado.
Castanho
Madeira originada do castanheiro, caracterizado pela elevada qualidade. Material muito leve e com elevada resistência. Se utilizar esta madeira os seus móveis vão durar-lhe uma vida.
Plátano
Este tipo de madeira tem cor amarelada, aconselha-se a sua utilização na construção de estruturas. Madeira caracterizada pela elevada resistência e dureza.
Choupo
Madeira caracterizada pela sua leveza e pouca durabilidade, muito utilizada nos contraplacados.
Este tipo de madeira não deve ser colocado no exterior da sua casa, poderá encontrá-lo na cor branca.
Azevinho
Este tipo de madeira é muito homogénea, pesada, com dureza elevada, caracterizada pela sua qualidade.
Poderá encontrar esta madeira na cor branco-acinzentado, esta poderá ser tingida a negro o que permite que substitua uma madeira muito rara, a madeira de ébano (origem africana).
Já tem a sua lista de madeiras preferidas?
A equipa da DOTHOME pode ajudá-lo a escolher entre as suas madeiras preferidas, ajustando as características às suas necessidades, garantindo melhor desempenho e funcionalidade com a envolvente.
Qualquer questão relativamente a este tópico, não hesite em deixar a sua pergunta/comentário nesta página e/ou contactar a DOTHOME diretamente. Responderemos prontamente à sua questão.